Apesar de serem produtos frequentemente usados no nosso dia a dia e presente em praticamente todas as atividades, ainda existem muitas dúvidas em relação às diferenças entre cabos e fios, o que é comum, considerando a semelhança entre ambos.
Qual a diferença entre cabos e fios?
Muitas pessoas podem acreditar que eles são sinônimos ou que são tudo a mesma coisa, mas não é bem assim, caso mal utilizados podem gerar acidentes ou danificar todos um circuito elétrico. Por este motivo é de extrema importância saber a diferença entre esses condutores.
Cabos
Os cabos elétricos, são formados por vários fios entrelaçados, o que faz com que ele seja mais flexível e resistente, suportando pressões ou dobras com facilidade.Sua capacidade de condução elétrica é proporcional ao seu tamanho em milímetros, que pode atingir uma seção de até 2500 mm. A seção nada mais é do que a espessura de um cabo condutor, e varia da quantidade de corrente que ele pode aguentar.
Os cabos elétricos são utilizados em praticamente todos os objetos domésticos e em sistemas elétricos, justamente por conta da sua resistência e flexibilidade.
Que fazem com que esses equipamentos durem mais e não apresentem problemas por conta das movimentações.
Fios
Por sua vez, o fio é um condutor de corrente elétrica composto por um único e consistente filamento protegido por eletrodutos, se tornando mais rígidos por conta disso.Devido a essa rigidez, eles são mais fáceis de se partir caso sejam dobrados algumas vezes. Por esse motivo só são utilizados em situações em que não vão ser submetidos a dobragens.
O tamanho da seção nominal dos fios elétricos, também é chamado de bitola, as bitolas nada mais são do que as espessuras de um fio, essas podem variar entre 1,5mm² a 10mm²
Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica, que o fio irá aguentar. Geralmente os fios são destinados a sinalização, campainhas e à distribuição de luz, podem ser usadas em instalações fixas, embutidas ou aparentes
Como vimos acima, tanto os cabos como os fios possuem a mesma função de conduzir correntes elétricas. A diferença fica por conta da durabilidade e da capacidade de energia que podem suportar. Portanto, nesse sentido, opte pelo que melhor atenda às suas necessidades