A fonte de alimentação é uma das partes mais importantes de um dispositivo eletrônico, esse equipamento é utilizado para alimentar cargas elétricas de um elemento para o outro.
Qual é a função da fonte de alimentação?
Cada dispositivo eletrônico precisa de uma fonte para gerar energia para seus componentes. Esta energia pode variar de acordo com a carga que cada equipamento necessita.
A função principal da fonte de alimentação é transformar a energia elétrica que sai das tomadas em uma corrente elétrica contínua, assim permitindo o funcionamento de determinados dispositivos.

O que é e para que serve a fonte de alimentação?
A fonte de alimentação é um componente de aparelhos eletrônicos que tem como objetivo, converter energia elétrica em uma corrente elétrica contínua.
Em outras palavras, ela recebe cargas de energia das tomadas de 110V ou 220V, e estabelece uma ligação única e com a voltagem adequada para o funcionamento dos aparelhos.
Algumas fontes podem baixar ou elevar o nível de tensão dessas correntes, e também existem aquelas que apenas isolam o circuito das redes de energia elétrica.
Além de estabelecer sua principal função de conexão elétrica, as fontes de alimentação são também um importante protetor contra quedas e instabilidades de energia.
Praticamente todos os equipamentos atuam por meio de eletricidade, necessitam de uma fonte de alimentação, seja de forma alternada ou em corrente contínua, mas isso obviamente depende das especificações de cada aparelho.
Um ótimo exemplo de uso da fonte de alimentação, são os computadores. Para o seu funcionamento é necessário duas fontes de alimentação, uma externa e outra interna.
A fonte de alimentação externa são as tomadas, geralmente com tensão de 110V ou 220V. Já sua fonte interna, reduz estes valores para outros menores 12V ou 24V e os converte para uma corrente elétrica contínua.O consumo reativo excedente é uma multa aplicada pelas concessionárias de energia para haja um consumo controlado desse recurso.
E é nestes casos que o controlador de fator potência é recomendado, pois ajudam a corrigir essa falha e gastos nas instalações elétricas. Além de permitir o monitoramento das suas atividades.