Logo

tomadas e interruptores

As tomadas e interruptores são peças indispensáveis na rotina da população. Elas estão presentes nas residências, organização e indústrias.

É quase impossível que você não utilize uma tomada na atualidade. Afinal, é fundamental para garantir o funcionamento de eletrodomésticos, smartphones, equipamentos, entre diversos outros.

Ou seja, serve para ligar os aparelhos e recarregar baterias de celulares, por exemplo. Contudo, muitas tomadas podem ser aplicadas junto ao uso de interruptores, que servem para desligar e ligar a energia elétrica.


Desse modo, é possível considerar que são os itens essenciais para o seu ambiente, tanto industriais quanto residenciais.

Além do mais, uma tomada pode oferecer muitas outras utilidades de acordo com cada modelo escolhido.

Como funciona a montagem de uma tomada?

Para aplicar as tomadas nas instalações elétricas, é importante compreender as partes que compõem o objeto. São eles: suporte, placa e módulo.

Suporte nada mais é do que a parte de trás da tomada, ou seja, para ser instalado em uma parede, é importante fazer essa parte com o uso de parafusos.

A placa, também conhecida como espelho, é outra peça da tomada, porém, é a que fica aparente ao cobrir o suporte e compor a decoração.

Por sua vez, os módulos são definidos por teclas, que são carregadores USB, cabo de internet, campainha, cigarra, entre diversas outras.


Quais são os tipos de tomadas?

Embora o processo de montagem e fixação das paredes seja o mesmo para qualquer instalação elétrica, é importante entender que existem diferentes tipos de tomadas.

Geralmente as mudanças desse produto entre os países são relacionadas ao encaixe do que será conectado com aparelhos. Isso inclui o plugue.

As tomadas são classificadas em tipos: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N e O. Logo, cada tipo tem uma forma e quantidade de pinos e, no Brasil, o padrão atual é o tipo N, com três pinos redondos.

E, porque é importante saber dessa informação?

Para os processos de instalações em uma construção, por exemplo, é indispensável entender os tipos para instalar adequadamente para que tudo funcione corretamente. Logo, você ou qualquer outra pessoa que desejar usar um equipamento com plugues diferentes das tomadas, não será possível usá- lo, sendo necessário recorrer ao uso de adaptadores. Quando trocar as tomadas e interruptores? Se você busca novas tomadas e interruptores para obter uma nova decoração, é o momento de trocá-los. Além disso, em caso de tomadas queimadas por um mau uso ao plugar o equipamento, é necessário realizar a troca por novas tomadas.

Para isso, antes de tudo, você precisa buscar por produtos de qualidade em empresas especializadas no segmento para conseguir fazer a instalação sem obter quaisquer problemas.

Embora não sejam determinantes, essas peças fazem parte do nosso dia-a-dia e é importante que esteja em perfeito estado, afinal, quando o assunto envolve a rede elétrica, todo cuidado é pouco. Para escolher suas tomadas e interruptores, basta analisar os tipos disponíveis e fazer a aquisição de modo que seja eficiente para sua rotina, a fim de evitar o uso de adaptadores. É impensável que esse processo da troca seja feito por um profissional, mas, não se esqueça de desligar os disjuntores do ambiente para fazer este procedimento

Leia Mais Ocultar

Principais Fornecedores

Eletro MW

Eletro MW

Blumenau - SC



Nunca foi tão fácil cotar!

Entre em contato agora mesmo, receba dezenas de orçamentos e escolha o melhor.



Imagens em destaque